calouros

OS CALOUROS NAS UNIVERSIDADES

Os chamados “Calouros” são os novatos dentro das Universidades. Assim como todo meio onde tudo é novo, adaptar-se ao desconhecido é o desafio dos iniciantes. Pela frente, encontrarão veteranos saturados de estarem há tanto tempo na faculdade assim como professores “cansados”. 

A ansiedade toma dos principiantes, podendo surgir sentimentos de insegurança mediante a tantos obstáculos. Conhecer seu novo ambiente de estudos dentro de um conjunto de alunos é envolver-se em um novo ciclo social. Ao ingressar na faculdade, procura juntar-se a grupos específicos, os mais receptivos. 

Desta forma, seu desconforto vai embora mais rapidamente, tornado o processo de adaptação menos trabalhoso. Este início de vida acadêmica no ensino superior é causa de grandes conflitos internos em algumas pessoas que possuem dificuldades de adaptação em meios coletivos. 

Há maneiras de melhor agrupar-se e possuir tendências sociais mais acessíveis à sua personalidade. 

calouros

15 dicas para calouros na faculdade: https://vaidebolsa.com.br/dicas-para-calouros-na-faculdade/

OS PRIMEIROS PASSOS

Não saber o que esperar pela frente é agonizante para muitos. Desta forma, o primeiro dia de aula pode custar uma ou mais noites de sono para os calouros. Mas como tudo na vida em novos meios, a adaptação ocorre de forma natural e seu primeiro dia de aula será mais tranquilo do que o esperado. 

Geralmente, dinâmicas de apresentações pessoais e entrosamento entre novos colegas é o principal objetivo: você não está sozinho nesta, muitos entraram junto com você na faculdade e estão tão inseguros quanto você. 

Quando se inicia o processo de aprendizado, ou seja, quando de fato você começar a ser instruído, irá se deparar com situações muito semelhantes como as que você costumava passar no ensino médio. As matérias e disciplinas são transmitidas de forma gradual, com separação de conteúdo para amenizar o sofrimento dos calouros. Ainda assim, o ritmo é bastante diferente, sendo exigido grandes quantias de materiais de xerox e apostilas. 

OPORTUNIDADES  

Você poderá observar que, mesmo sendo calouro, uma gama de possibilidades aparecerá durante o curso, desde seu início. Procure, na medida do possível, extrair o máximo destas oportunidades para obter melhores resultados. 

Estágios são frequentemente exigidos, assim como extensões de cursos que servem como um plus. Palestras como especialista na área do seu curso também ocorrem com frequência. Nelas, você poderá acentuar seu conhecimento partindo de grandes conhecedores do assunto. 

INFORMAÇÕES

Estar bem informa é sempre muito importante. Conhecer seu campus e sua sala de aula é muito importante para não chegar completamente desorientado na faculdade. Este é uma das condições preferidas dos veteranos, que realizam os famosos “trotes”, brincadeiras e atividades realizadas com os novatos. 

A vida acadêmica é bastante acelerada, impondo ritmos difíceis de acompanhar, no entanto, existem diversas ferramentes a sua disposição para auxiliar seus estudos. 

Para calouros, recomenda-se a utilização de video-aulas gratuitas disponíveis na internet, pois assim o aprendizado fluí melhor e você se destaca entre os novatos, atraindo maiores atenções e tendo maior produtividade para si mesmo. 

Nestas mesmas vídeo-aulas, existem campos de discussão entre alunos das universidades, debatendo ideias e conceitos, assim como ofertando dicas sobre qualquer tema pertinente ao curso ou a socialização no meio acadêmico superior. 

REQUISITOS INDISPENSÁVEIS 

Como já citado, é necessário compreender o ritmo mais acelerado do ensino superior. Você terá a missão de manter-se focado e organizado durante todo o extenso curso. 

Não há outra maneira de obter as notas que você deseja e se sair bem nos projetos: organizar tabelas de disciplinas e cronogramas de estudo são fundamentos para desenvolver o estudo. 

Sua atenção deve ser redobrada, pois qualquer erro, por menor que seja, pode custar muito caro. Estes erros acontecem muito durante as provas escritas, pois nestes testes se observa melhor o desempenho do aluno em relação ao curso. Esteja sempre atento com tranquilidade, mas associe estes termos ao corrido curso. 

Procure por ebooks gratuitos e use da melhor forma possível todas as ferramentas para aprimorar seu conhecimento. 

FRUSTRAÇÕES

calouros

Este é um tópico bastante importante, pois muitos calouros se deparam com um ritmo não esperado de estudos. 

Além disso, podem se decepcionar nos seus primeiros semestres com sua própria escolha. Porém, isto é um erro muito comum entre novatos. 

A dificuldade de assimilar seu curso com aquilo que imaginava que seria pode causar grandes frustrações. Estas frustrações, no entanto, costumam ser passageiras, embora durem por um período considerável. Isto se dá em conta da abordagem mais teórica e simbólica nos primeiros semestres, pois sendo um curso, apesar do mais elevado nível, como qualquer outro, deve haver início, meio e fim. 

Como os cursos duram anos, é normal passar semestres sem acrescentar grandes conhecimentos. Ainda assim, o foco deve manter-se até quando não parece ser muito necessário, pois quando há solicitações de projetos, trabalhos ou provas, os tempos estipulados são muito curtos, diferentemente de todos os outros níveis de ensino. 

Então, mantenha sempre seu foco no seu curso, pois você certamente o analisou com calma antes de escolhê-lo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *